Pesquisar este blog

sábado, 20 de outubro de 2012

Expo Textil Transformações




A Mostra Têxtil Transformações apresenta mais de 40 possibilidades de interpretações poéticas e artísticas, destacando os materiais, as técnicas, a estética do homem do século XXI, através de suas construções com fios, fibras e tecidos. Revivendo técnicas reveladas algumas vezes na infância em família, quando o tempo livre era preenchido com linhas e agulhas construindo objetos exclusivos e luxuosamente únicos. 


Esse resgate de técnicas e atividades manuais aparece em grande parte das obras apresentadas nesta Mostra Têxtil, que deseja abordar as transformações ocorridas a partir de 2001. 

Nos anos 80 tivemos uma desaceleração das artes têxteis com o final das Bienais de Tapeçaria de Lousanne na França e das Trienais de Tapeçaria de São Paulo. Mas no início deste século renasce com força total pelo mundo afora, dando uma nova esperança à retomada de antigas técnicas levadas do artesanato para a arte, com vigor impressionante. Curadoria Nadia Rezende

Neste evento apresento minha leitura contenporânea da ancestral técnica da feltragem com a utilização de materia prima em sua cor e textura natural, todo o processo de execução segue a técnica ancestral.

 Esta é uma resenha geral, seria injusto com todos destacar trabalhos. Mostra que deve ser visitada.
Parabéns Nadia Rezende, Universidade Anhembi Morumbi e Prof Geraldo Lima.




Peça de vestuario em lã rústica de carneiros naturalmente coloridos.