SITE

Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2010

HISTORIA DA FELTRAGEM SECA E MOLHADA

Caros leitores, o texto que segue nada mais é do que uma tradução resumida de textos da Wikipedia e de alguns sites na net. Achei interessante compartilhar o que encontrei.

HISTÓRIA DA FELTRAGEM

Feltro é um tecido não tecido, que tem aproximadamente 6300 anos. É um tecido anterior à fiação, tecelagem e tricô.

A feltragem consiste na prensagem, adensamento e pressionamento das fibras de lã, utilizando água e sabão. Alguns feltros são macios e outros são resistentes a ponto de adquirir forma dos materiais.

Muitas culturas reivindicam a origem do feltro. Por exemplo, os Sumérios por Urnammam de Lagash. Outra história conta que São Clemente e São Cristófaro ao fugir da perseguição, envolveram os pés com lã para evitar bolhas das sandálias. Ao término da viagem, o movimento e o suor transformaram a lã em meias.

Outra história lúdica popular conta que Noé descobriu um tapete na baia dos carneiros. Ficou a observar de como este tapete apareceu: os pelos caiam no chão e o pisotear e a urina dos animais transformou os pelos que caiam em tapete.

O processo da feltragem é praticado pelo povo nômade de Ásia central e Noroeste da Ásia Ocidental até os tempos atuais, onde tapetes, tendas, roupas e sapatos são feitos de lã regularmente. Alguns destes itens, como o clássico Yurt e outros itens são desenvolvidos exclusivamente para turistas. As pantufas decoradas são muito apreciadas pelos turistas.Chegam até a oferecer a participação no processo de feltragem como atividades turística.

No mundo ocidental a feltragem é utilizada como meio de expressão da arte têxtil, como design com significância de tecido ecológico

O processo da feltragem mais conhecido é o da feltragem molhada, onde a lã é estimulada pela fricção e lubrificação (água e sabão). As fibras movem-se e enroscam-se de forma a se tornarem uma manta ou pano denso.

A feltragem é umprocesso inerente à lã do carneiro e de alguns pelos de animais.

A feltragem com agulhas é a arte de trabalhar a lã sem a água e sabão. Conhecida também como feltragem seca. O primeiro tecido industrializado por agulhas foi da empresa inglesa Bi-Water Company of Leeds em 1866. No final dos anos 1950 o número de indústrias de feltro expandiu. O feltro industrial é produzido por uma prensa com milhares de agulhas específicas que batem determinado número de vezes sobre a manta de fibras que corre por uma esteira rolante.

Da primeira metade do século 17 até a metade do século 20 utilizava-se o processo de“carroting” na execução de chapéus de feltro. É um processo feito com solução tóxica (e meio macabro e não descreverei).Este processo foi banido nos EUA em 1941 por poluir as águas.

Algumas peças tricotadas em fio de lã de carneirosão colocadas na máquina de lavar roupas para feltrar. Este processo denomina-se “fulling”, a malha sofre encolhimentoe adensamento.

O feltro mais barato é o artificial, produzidos por fibras químicas como o poliéster. É produzido industrialmente pelo processo de agulhas.

O ”Loden” é um tipo de feltro dos Alpes com reconhecimento mundial de têxtil para roupas finas.

Em pequenas cidades na Índia o processo de feltragem da lã consiste e aplicar um rolo giratório a vapor sobre as fibras.

O feltro é utilizado também na indústria automobilística e de instrumentos musicais como baterias, pianos etc. Chega até a ser utilizado na construção civil como isolante acústico.

As botas Russas denominadas “Valenki” ou “Valenok” são as tradicionais botas de inverno de cano alto de lã feltrada na feltragem molhada. Como não são à prova de água, coloca-se galochas.

NUNO FELTING

O Nuno felting ou feltragem Nuno foi uma técnica desenvolvida por Polly Stirling de New South Wales, Australia em 1992.

Recebe o nome Nuno em denominação palavra “pano” na língua japonesa. Consiste na utilização de tecido gaze de seda e lã conjuntamente feltrados. Esta combinação cria tons, textura e design. Outros tecidos de trama fina podem ser utilizados nesta técnica. Podem ser de fibra natural ou química.


FELTRAGEM COM AGULHAS

Feltragem com agulhas é o termo para feltragem manual com a utilização de uma a 5 agulhas para criar planos ou esculturas.

No inicio dos anos 80 os artesãos David & Eleonor Stanwood utilizaram a ferramenta da prensa industrial de feltro para executar em pequena escala pequenos objetos. Ensinaram Ayala Talpai que então editou o primeiro livro sobre a técnica. Daí em diante vários artistas editaram livros com inúmeras aplicações da técnica.

A feltragem com agulhas ou feltragem seca é menos popular que a feltragem molhada, mas os adornos e bonecos criados nesta técnica são maravilhosos.

AGULHAS DE FELTRAGEM

A agulha de feltragem como disse anteriormente, são as agulhas do equipamento industrial utilizadas manualmente. Alguns dispositivos duplos ou quíntuplos foram criados para o trabalho dos artistas ficarem mais fácil. A forma em L é para se fixar no equipamento industrial de feltro. A zona de trabalho é a terça parte inferior onde possui ranhuras angulares que conduzem as fibras da lã. Observo que estas agulhas são específicas para a fibra da lã de carneiro.

O número, a forma da ponta e o ângulo da ranhura da agulha determinam o tipo de lã e a precisão do trabalho a ser executado. Quanto maior o número, maior a precisão. O diâmetro varia de 32 a 42 (super fina). Existem 16 tipos diferentes de agulhas especificas em seu uso. A usual e prática para trabalhos regulares é a número 38 (tamanho médio).