Depois de 2 dias de visita à Expointer em Esteio, RS, fomos tranferidos à Canela onde efetivamente iniciou-se os trabalhos do 7º Congresso de Ovinos Coloridos. O objetivo principal deste congresso é incrementar a criação da ovelha colorida.
Os dias foram como o da imagem: fog, chuva e frio. O calor humano que reinou no evento me deixou profundamente tocada. Gostaria imensamente de enumerar as pessoas que me tornaram queridas pelo seu brilho profissional e humano, mas eu faria injustiça se esquecesse algum nome, portanto não vou enumerá-las. Voltei com uma bagagem imensa de conhecimento.Tivemos oficinas de fuso, tear, tingimento natural, design textil, etc
Resumindo, o amor e o respeito que eu tenho pela lã, pelos animais e por aqueles que trabalham com as ovelhas, engrandeceu. O trabalho dos proficionais da Emater e da Embrapa junto aos pequenos produtores é fabuloso, fomentando o artesanato da lã e valorizando esta matéria prima. O Brasil produz lã de excelente qualidade, diferentes micragens, seu uso vai da tapeçaria com fios rusticos à suavidade da lã merino.
O 7º Congresso realizou o Concurso de Artesanato em lã. Várias categorias foram apresentadas, fiação,tapeçaria, tear, feltragem, vestuario e fiação industrial.Todas as peças apresentadas são executadas em lã naturalmente colorida ou com tingimento vegetal. A comissão julgadora foi composta por profissionais internacionais de renome.
Apresentei um xale de feltragem na técnica de cob web em 3 tons de ovelha colorida. Fui agraciada com os premios: primeiro lugar na categoria "Tecnica Livre Industrial"( por usar lã naturalmente colorida insdustrializada) e primeiro lugar na categoria "Criatividade"( pela técnica inédiata de execução do xale em feltragem).
Recebi os premios das mãos do Coordenador Brasil, Eduardo Amato Bernhard.
Foi uma honra estar ao lado de artistas consagrados como Liciê Hunsche, Nara Guichon e Maria Luiza Ramalho e Silva, Nilza P. Oliveira, Leila Taborda, Clair Vaz, Cleunice Cardoso, Ziza Barcellos, Juliana Canova, Lucia Schneider, Denise Azenha, Nilma Nunes, também premiadas neste evento.
Fiquei muito feliz de reencontrar colegas do curso de Siv de 2008.
O próximo evento será realizado em 2014.
Momentos divertidos das visitas aos criadores.
Paisagens inesquecíveis.
Contatos com as diversas raças de ovinos - romnei
Jantar de premiação.
Hora do repouso após almoço.
3 comentários:
Olá menina!!
Ou: Oi guria, como se diz aqui no Sul.
Vim mesmo dar uma passadinha aqui pelo seu blog, que tá mt legal.
Parabéns pelo seu prêmio, foi merecidíssimo, eu e minhas colegas ficamos encantadas com a peça, belíssima!
Outro dia passo por aqui de novo para te mandar uma foto em que estás nos mostrando como feltar a ovelhinha com agulhas.
ficou ótima!!
bjk
Alice
Parabens por ambos os premios.
Espero conhecer seu atelier breve.
Abs
Oi Lucia,
Parabéns, realmente vc é incrivel!!!
Grande artista e sempre muito estilosa!!!
Beijocas,
SilviaK
Postar um comentário